redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, terça-feira, 19 de dezembro de 2023.

1ª Copa Brasília é Logo Ali

Campeonato acalenta sonho da diretoria da UEFA-MS em unificar a modalidade e com isso, realizar um Campeonato Brasileiro de Futebol Amador

Por Gilson Giordano em 28/04/2022 às 15:26

Apenas na Arena Campo Nobre, embarcarão nessa Brasília, em torno de duas mil pessoas com a realização do campeonato (Foto: Divulgação)

É inegável que desde a fundação da União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS), os seus idealizadores Júlio do Campo Nobre e Cleiton Ferreira sonham com a projeção mais ampla do futebol amador e nela, não apenas na Capital ou no Estado de MS, mas de forma geral no país e com isso, nasceu a ideia da realização de um Campeonato Nacional de Futebol Amador reunindo as principais equipes estaduais na competição.

O primeiro passo para a concretização desse sonho foi dado por ocasião da realização da 1ª Copa UEFA-MS, que movimentou a maioria dos times de futebol amador da Capital de MS e entre elas, algumas representantes das cidades mais próximas como de Camapuã e Bandeirantes.

Graças ao sucesso técnico, disciplinar e de público, o evento se consolidou e através desse fortalecimento, tanto Júlio do Campo Nobre, como Cleiton Ferreira, tiveram coragem e ousadia, para anunciarem a realização da 2ª Copa UEFA-MS e em seguida, a 3ª edição do campeonato também com times representando municípios localizados na Grande Campo Grande, num raio de extensão de aproximadamente 150 quilômetros.

TV

O sucesso alcançado na parte técnica, disciplinar e de público, com a realização dessas competições, despertou também o interesse de uma retransmissora de televisão em abordar em seu noticiário diário, as reportagens envolvendo os times participantes da competição que a cada edição, ultrapassava as divisas das cidades e até mesmo do Estado, fato esse que culminou com a transmissão ao vivo, das decisões, consolidando de vez o futebol amador na Capital de MS, com vistas à realização de uma competição de cunho estadual, tudo isso graças à coragem e ousadia de Júlio do Campo Nobre e Cleiton Ferreira.

Terrão Estadual

Com o sucesso alcançado e já garantindo, a diretoria da União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS), diante da incessante procura por parte dos dirigentes de novas equipes representando outros municípios do Estado, anunciou a realização da 1ª Liga Terrão Estadual.

A exemplo das edições anteriores, que foi praticamente restrita aos times da Capital, a 1ª Liga Terrão Estadual foi também novo sucesso, só que desta vez, superando todas as expectativas, pois a mesma teve a participação gigantesca de 164 times que representaram 11 municípios e mais ainda os times da Capital de MS.

História

Com  a realização dos jogos válidos pela 1ª Liga Terrão Estadual, promovida e organizada pela UEFA-MS, tendo à frente os dinâmicos dirigentes Júlio do Campo Nobre e Cleiton Ferreira, que comandou uma equipe formada por seleto grupo de voluntários que muito contribuiu para o engrandecimento da modalidade, a competição além de ter apresentado  novos distritos aos Sul-mato-grossenses, também resgatou parte da rica história do Estado e entre elas, uma das mais ricas, no distrito Fala Verdade, localizado em Corguinho, local onde já foi explorado diamante e com isso, o surgimento do nome: “Fala Verdade”, formado por uma classe de trabalhadores e que cada vez mais engrandecem a localidade.

Também teve o distrito do PANA, que é o Programa de Assentamento Nova Alvorada, rico na produção de grãos, entre outros e também formado por pessoas ordeiras e trabalhadores eu enriquem o Estado com a produção diária.

Teve ainda o resgate do distrito Picadinha, em Dourados, que a exemplo dos já citados, rico na produção de grãos, mas até então esquecido, mas tal como um passe de mágica, foi recolocado no cenário estadual através do futebol mostrado pela realização da competição promovida e organizada pela UEFA-MS, que tem à frente, os diretores Júlio do Campo Nobre e Cleiton Ferreira, que comandam uma valorosa e briosa equipe de voluntários e que igualmente, sonham com o fortalecimento do futebol amador.

Setembro

Com planejamento muito bem elaborado de quem de fato quer concretizar o sonho em realidade, quanto à realização de um Campeonato Nacional de Futebol amador, a 2ª Copa Liga Terrão está sendo preparada desde agora, para ser iniciada em setembro do corrente ano, com a participação de aproximadamente 250 times que representarão mais de 25 municípios do Estado.

Copa Brasília é Logo Ali

Como a competição de cunho estadual está prevista para ser iniciada em setembro do corrente ano, a diretoria da União Esportiva de Futebol Amador (UEFA-MS) tem, através dos seus dirigentes e colaboradores, voltado as suas atenções para os campeonatos disputados nos bairros e vilas da Capital de MS.

No bairro Jardim Santa Emília, por exemplo, está sendo disputado o 20ª Campe0nato de Futebol Amador, promovido e organizado pelo presidente da UEFA-MS, Cleiton Ferreira, com o apoio da Associação de Moradores que tem à frente o dinâmico Júlio Presidente. A referida competição tem a participação de 40 times, apontados como a “nata” da modalidade na Capital de MS.

A partir de maio, serão iniciados os jogos válidos pela 1ª Copa Brasília É logo Ali, com a participação de 32 times, conhecidos como os de “ponta” no futebol amador da Capital, cujos jogos serão disputados na Arena Campo Nobre, sob a organização de Júlio do Campo Nobre, que terá ainda na coordenação Antônio Coronel e Tuíca.

O referido campeonato, conforme os levantamentos, deverá envolver duas mil pessoas, entre jogadores dos 32 times, dirigentes, comissões técnicas, árbitros, organizadores entre outros,

Além das duas competições acima citadas, outros integrantes da diretoria da UEFA-MS também organizam campeonatos nos bairros onde os mesmos residem e através deles, coletando informações necessárias para levar adiante e realizar uma competição nacional.

Brasília  

No entanto, a consolidação desse sonho não é fácil, mas o mesmo é perfeitamente viável e possível e para tanto, é preciso que a modalidade tenha de fato um legítimo representante na Câmara Federal, capaz de atrair e formar uma forte bancada do “futebol amador” e com isso, colocar em prática a concretização desse sonho.

Estados  

Sempre à frente, mas sem “cair de paraquedas”, a diretoria da UEFA-MS, através de Júlio do Campo Nobre, já está há algum tempo alinhavando essa ideia e hoje conta com importantes apoios de organizadores de competições de oito Estados, onde a modalidade é igualmente, disputada com muita projeção local.

Até o momento, manifestaram apoio à ideia quanto a criação de um Campeonato Nacional de Futebol Amador, representantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e claro, Mato Grosso do Sul.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões